sábado, 14 de março de 2009

Eucalipitocultura busca superar desafios

Entrevistado: Acelino Couto Alfenas
Descrição: Professor da Universidade Federal de Viçosa
Especial para o site Celulose Online




Natural da Austrália, o eucalipto evoluiu durante milhares de anos, ganhando resistência e se adaptando às diferentes condições de solo e clima onde passou a ser cultivado. No Brasil, os primeiros eucaliptos chegaram ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro por volta de 1825.
Mas foi apenas no início do século 20 que teve início a eucaliptocultura no país. Foi quando começaram as pesquisas para uso da planta na produção de dormentes e de lenha para locomotivas. Foi assim que teve início também a produção em escala do eucalipto e os incentivos para seu cultivo.
Hoje, o eucalipto se destaca, sobretudo, na produção de celulose e papel no Brasil. Apesar dos avanços, ainda são grandes os desafios que esta espécie apresenta para a pesquisa realizada em centros acadêmicos e nas empresas.
Em sua terceira edição, o Workshop em Eucaliptocultura, que acontecerá de 11 a 13 de maio, em Belo Horizonte, deve reunir profissionais e especialistas para discutir o assunto. O evento é promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e pela Universidade Federal de Viçosa.
Na entrevista a seguir, o coordenador do evento e professor da Universidade Federal de Viçosa, Acelino Couto Alfenas, fala um pouco sobre o evento.
Celulose Online: Quais desafios ainda se colocam à cultura do eucalipto no Brasil?
Acelino Couto Alfenas: Assim como já existem materiais desenvolvidos e selecionados para a produção de celulose via melhoramento genético, é premente o desenvolvimento de clones ou materiais de sementes que produzam madeira de melhor qualidade para carvão vegetal e serraria. Ademais, é fundamental que, independentemente do uso da madeira, os materiais devem ser resistentes a doenças, causadas por fungos e bactérias bem como mais resistentes a estresses do ambiente, como seca e geada, e mais eficientes na absorção de nutrientes. É bom lembrar que as doenças são excludentes, ou seja, qualquer material, mesmo com alta capacidade de crescimento e de madeira de boa qualidade, deve ser descartado para plantio se este for suscetível a doenças.
Também é desafio incentivar os sistemas agrosilvipastoris e o fomento aos agricultores para auferirem maiores lucros e tornar a atividade socialmente mais justa, além de fazer o registro de defensivos agrícolas para uso na cultura do eucalipto.
Celulose Online: O consumo excessivo de água e, consequentemente os danos trazidos ao solo, é uma das principais críticas ao cultivo do eucalipto. Como a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico têm ajudado a superar este fato?
Acelino Couto Alfenas: O aprimoramento constante das técnicas de preparo do solo, idade de corte e colheita que impactem o mínimo possível o solo e o ecossistema como um todo, especialmente no tocante à água e à exaustão de nutrientes são avanços necessários nesta área. Pesquisas têm mostrado que o eucalipto é uma das espécies arbóreas mais eficientes no uso de água e nutrientes. Essas pesquisas têm sido conduzidas nas empresas em parceria com as Universidades.
Celulose Online: Dentro das pesquisas na área florestal, a compreensão do mecanismo de combate às pragas do eucalipto, tema de muitos de seus artigos, ainda demanda novas descobertas por parte dos pesquisadores?
Acelino Couto Alfenas: É fundamental aprimorar cada vez mais as técnicas de manejo da produção de mudas em viveiro, visando reduzir a incidência de pragas e as fontes de inóculo de patógenos, causadores de doenças. Também é essencial favorecer o crescimento da planta, visando reduzir cada vez mais a aplicação de agrotóxicos.
Celulose Online: Este ano será realizada a terceira edição do Workshop em Eucaliptocultura. Que balanço o Sr. faz das edições anteriores?
Acelino Couto Alfenas: Este evento sempre foi um sucesso tendo em vista os temas abordados e o grande interesse do setor florestal na cultura do eucalipto. Espera-se uma boa participação apesar da crise momentânea do setor.
Celulose Online: Quais temas deverão dominar os debates do workshop este ano?
Acelino Couto Alfenas: Nesta edição, o tema de discussão será o impacto da crise econômica mundial no setor de base florestal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário